terça-feira, 19 de março de 2013

Em Defesa de Uma Hipnose Menos "Mágica"

  Podem me chamar de curandeiro, de crente, new age, o que for, mas eu acredito em hipnose. E quer saber? Dada a imensa quantidade de pesquisas feitas que comprovam sua existência, só para citar algumas (até mesmo Michael Shermer, conhecido cético, atesta sua veracidade, como visto no último link):




  ... enfim, dada essas, e várias outras pesquisas (e pode pesquisar em sites de renome, como o da Scientific American ou Super Interessante, para quem não tem um inglês dos melhores...) fica claro que a hipnose existe, e não é apenas lixo new age. Nãããão, lixo new age é essas porcarias que a gente encontra tanto na internet. Permita-me explicar melhor.

Faz uns três anos que comecei a me interessar por hipnose. E, como todo bom ser humano do séc. XXI, todas as minhas dúvidas foram tiradas com a entidade mais próxima das características de Deus (onisciência, onipresença e onipotência) que existe por aí: o Google, obviamente. E lá fui eu, todo dengoso pesquisar sobre hipnose. E já lhe digo: se eu me guiasse pelo que descobri ali, meu amigo, eu já teria jogado hipnose junto a tratamentos anti-envelhecimento, iridologia e cirurgia espiritual. Era um "milagre" atrás do outro, mas um site, UM SITE merece a medalha de ouro. O site da famigerada Wendi. Se você tem bom inglês, por favor, leia o que se escreve neste link:


Prestou atenção quando ela diz que hipnose pode aumentar seu pênis ou seios? Uhuuuuuuuuu, é disso que estou falando, comédia Stand-Up do mais alto nível (pelo menos para os padrões brasileiros, que... deixa pra lá). Afinal, quando se pensa em hipnose, se pensa em tunar o "príncipe Henry", não? Não é a toa que muita gente pensa que hipnose é maluquice, eu também pensaria assim, se não fosse pela Super Interessante. Como eu já tinha lido uma matéria sobre isso na revista, dei mais uma chance a hipnose, e eventualmente, até fiz terapia (séria) com um hipnólogo (sério) que realmente me ajudou! Ou seja, hipnose em si é verdade, e seus efeitos terapêuticos também (pode pesquisar, ela comprovadamente ajuda até a largar o vício em drogas!), mas aumentar o tamanho da "jiboia-em-cada-um-de-nós" é pura balela. 

Infelizmente Wendi não é a única: diversos sites sobre o assunto, e vídeos no Youtube, envolvem coisas como "viagem astral", terapia de vidas passadas, "ondas binaurais", ou outras maluquices (minha opnião... e de qualquer um que pense) e muitas pessoas acham que é sobre isso que se trata hipnose. Que fique bem claro: a maioria desses caras falam umas boas verdades sobre hipnose sim (ela não é o mesmo que sono; controle mental na hipnose é mentira; você não pode ser hipnotizado contra a vontade), e os métodos que eles usam para hipnotizar (envolvendo relaxamento do corpo e da mente, e focalização da atenção ao que eles dizem) estão corretos; essa é a melhor maneira de se praticar hipnose e auto-hipnose, nada daquele reloginho e olhos em espiral. Enfim, você pode até entrar em transe, se praticar, e de fato ser hipnotizado por esses vídeos, mas as finalidades deles são todas bobagens. Não que você não experimente sensações.

Se você experimentar, é possível que seja hipnotizado e creia "estar vendo uma vida passada sua". A sensação em si é real, as pessoas realmente vêem isso. Mas é apenas isso: uma sensação, uma ilusão criada pelo cérebro, que nem sempre mostra a realidade, afinal, sabemos que o cérebro pode cometer muitos erros. A hipnose pode ter fins mais sérios, como eu citei acima. Ela pode ser muito útil em uma terapia, pode ajudar as pessoas a perderem hábitos, fobias e vícios. Pode ajudar indiretamente a perder peso (você pode perder o hábito de comer demais ou faltar a academia, e com isso vem a perda de peso/ não espere que o cérebro queime diretamente seus quilinhos a mais), a ser mais extrovertido... enfim, ela ainda serve para muita coisa, como você pode ver. Mas claro que ela tem limitações: ela não pode fazer o cérebro ter controle sobre áreas que ele já não teria naturalmente. O cérebro não é responsável pelo tamanho do pinto, logo não é a hipnose que irá aumentá-lo. Eu espero que esse texto, ainda que muito mal escrito, eu sei, sirva para alertar as três pessoas que já visitaram meu blog (um beijo pra você, mãe) que a hipnose é muito mais séria e científica que essa panacéia que se vê na internet.

E pra finalizar, um caso que merece ser estudado:
No Youtube existe um sujeito chamado Luigo Legna, que pratica hipnose em seus vídeos. Ele é bem o estilo daqueles carinhas que eu citei lá em cima, mas consegue ser pior. Veja um vídeo dele

Até aí tudo bem, nada de mais, tem uma qualidade até acima da média, o vídeo dele. Mas aí me deparo com esse site:

Eu deveria finalizar o texto, mas... isso faz por si só.


 


3 comentários:

  1. Você não sabe o que diz! eu explico a hipnose real, sou contra hipnose de circo ou de palco, isto deixo explicito... não se ache capaz do que não é! Um Tal Luigo Legna?
    Bom, to estimulo causa um efeito, seja mental ou físico, exercite e os músculos crescem, pense use a mente e ela melhora, o cérebro fica forte, faça um exercício guiado por uma hipnoterapia, e não teria resultado? Do que você entende afinal. Hipnose jamais foi mágica/magia isto eu explico em um de meus livros, não sei quem cogitou a possibilidade de haver qualquer tipo de misticismo na hipnose, ou mesmerismo! É apenas mental, porem a mente pode sim curar e causar estímulos e mudanças físicas! Não há magia alguma nisto. Só você que deve pensar haver magia na arte da hipnose! Nem entendi o seu intento!

    ResponderExcluir
  2. Eu, "carinha" - leia minha biografia. Sou acadêmico, escritor, hipnologo, hipnoterapeuta, filósofo, comendador, criador de métodos próprios de adequação da psique etc. Você não compreende nada de hipnose. Através de influência mental pode sim fazer alguns tipos de biokinesi. Transformar o corpo. Eu teria que te explicar todo um tratado. Mas em suma, através da indução pode sim se aumentar o seio. (já digo de antemão, já me pediram este tipo de trabalho, vou te explicar porque não faço). No Japão se usa esta técnica. Eu não aconselho. Vamos a lógica, o corpo obedece leis físicas/biológicas a mulher "que é exemplo neste quesito" tem o extinto materno latente correto? Então preste atenção quanto digo que é uma influência que fará o corpo reagir a um estímulo. A hipnoterapia neste caso que vou explicar seria só um guia. Vamos a prática do exercício com a base lógica do motivo de ocorrer o efeito que estou prestes a explicar. (o qual desaconselho)bom vamos lá. O extinto materno já foi mencionado, este adequadamente estimulado fara o seio crescer. (inchar) para isso só precisa dormir ouvindo som de bebê chorando. (lógica biológica) o cérebro entende que deve lactar. (contras , o seio vai crescer - inchar - porém futuramente vai lactar no sentido cabal. E isso não seria apropriado correto. Por isto não indico. ( antes que diga que estou a dizer asneiras, pesquise mais, realmente não tem nada de mágico nisto. É biológico que pode ser induzido. Eu inclusive sou contra hipóteses de palco ou de circos, deixo isto claramente nos meus vídeos. Procura saber do que a mente é capaz. Ex. Se tiver várias moças juntas (morando/convivendo) a probabilidade de menstruarem no mesmo período é quase certeza. Uma mulher sem filhos pode começar a lactação se eventualmente por algum motivo ter que criar um bebê. (ex. Uma tia que se incumbe de criar o sobrinho recém nascido após a morte da mãe, e isto ocorrerá pelo mesmo motivo da citada prática japonesa de ouvir o CHORO do bebê. - Quanto o aumento do FALO seria mutagênese ai sim seria impossível. Amigo se tivesse pesquisado saberia que eu também não concordo com a mistificação da hipótese. Porém não sigo os padrões do mesmerismo, tenho técnicas próprias, patenteada e com base em estudos originais. Com tese, bases e livros do original de minhas pesquisas. Vide minha biografia. Não sou um YouTuber que posta vídeos de hipnoses baratas, preiteando renda, sou um hipnoterapeuta que compartilha ajuda a pessoas que precisa. Se não é um deles. Que bom. Mas triste é saber que com sua crítica tem o objetivo de ganhar Adense. Só o faz por capricho e renda. Eu trabalho e uma infinidade de coisas além de responder inúmeros emails por dia, gratuitamente. Infeliz aquele que critica para tentar se enaltecer.

    ResponderExcluir